Notícias Empresariais

Com dólar a R$ 5 entenda como calcular custos e impostos ao mandar dinheiro para fora do país

Publicada em 19 de março de 2024

Para investir em dólares no exterior, os brasileiros devem ter em mente que existem três custos principais: Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), spread e câmbio.

Com relação ao IOF, o imposto incide sobre o valor que será convertido em dólar e, nas corretoras internacionais, o percentual é de 1,10% entre contas com o mesmo titular, porém cai para 0,38% se a transferência é entre CPFs diferentes.

Além disso, há ainda o spread, processo de troca de moeda, que são cobradas pelas corretoras pelo serviço de câmbio e que varia entre 1% e 3%.

 

Assim, na prática, uma pessoa que transfere R$ 5.000 da sua conta pessoal para a conta internacional e converte em dólar para investir, haverá a incidência de uma alíquota de 1,1% de IOF e  spread de 2% sobre o valor do câmbio.

Ao somar esses três valores (IOF + spread + câmbio) o cidadão se depara com  o que as corretoras consideram como Valor Efetivo Total (VET).

Um ponto importante ainda a ser destacado é que o terceiro custo são dos impostos sobre os investimentos.

 

A partir deste ano fiscal, a alíquota cobrada é única, de 15% para qualquer forma de lucro.

Além disso, vale destacar que o reporte dos ganhos será anual, na declaração anual do Imposto de Renda (IR), a partir da declaração de 2025.

Fonte: Contábeis

Voltar para a listagem de notícias