Notícias Empresariais

TECNOLOGIA - WhatsApp libera função de envio de dinheiro dentro do aplicativo

Publicada em 05 de maio de 2021

O WhatsApp começou a liberação da função de transferência de valores entre seus usuários no Brasil ontem (4) no final do dia. A opção estará disponível para todos dentro de algumas semanas e será necessário manter o aplicativo atualizado.

O serviço de envio de valores não terá nenhum tipo de cobrança de taxas, mas a princípio apenas clientes de algumas bandeiras e empresas financeiras específicas serão beneficiados. 

 Como funciona a transferência no WhatsApp

A opção ficará disponível dentro dos chats ao clicar no botão que possui um símbolo de “+” no iPhone ou no símbolo de “clipe” no Android, no mesmo lugar onde é possível enviar fotos, localização, contatos, dentre outras opções. Aqueles que já receberam a liberação conseguirão visualizar a nova opção “Pagamento”.

No primeiro uso será solicitado o aceite dos termos, a criação de um Pin (senha) no Facebook Pay, cadastrar um cartão de débito e confirmar o cadastro na plataforma.

Confira abaixo o passo a passo para transferir:

Caso a pessoa que recebeu o valor ainda não tenha habilitado a modalidade, uma notificação chegará para que ela cadastre um cartão em até 2 dias, do contrário, o valor é reembolsado.

Segurança dentro do aplicativo

O Banco Central deu o aval para funcionamento como “iniciador de pagamentos”, esse formato permite que o usuário dê a ordem de pagamento à instituição financeira que possui conta, realizando a transferência diretamente a outra pessoa, sem necessidade de abrir o app do banco. A transação será protegida por diversas camadas de segurança.

Caso aconteça a perda do número ou clonagem, será necessário informar novamente os dados do cartão vinculado à conta. Se por acaso um envio for feito de forma incorreta, caberá ao destinatário do valor devolver a transferência, pois uma vez feita, nem o aplicativo nem os bancos conseguem cancelar a transação realizada.

Bancos participantes

 

Nesse momento aqueles que tiverem a função débito ativa no Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú Unibanco, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi ou Woopi Sicredi, com bandeira Visa ou Mastercard, poderão desfrutar da nova modalidade.

Fonte: Contábeis

Voltar para a listagem de notícias